sábado, 5 de março de 2016

Lugar de mulher é na cozinha



Lugar de mulher é na cozinha.
 PDF 588


No mês da mulher, cabe lembrar e relembrar uma ideia, que alguns chamam de grosseira ou machista. Lugar de mulher é na cozinha. O ambiente onde deve imperar o asseio, a organização e a limpeza, um ambiente arrumado, organizado e higienizado. A cozinha é o local mais equipado de uma casa, o local ideal para uma mulher ficar horas durante o dia. A opção e o local de demostrar seus dotes e seus conhecimentos: mulher, mãe e esposa; dona de casa e enfermeira.

Em uma cozinha podemos encontrar desde os tempos antigos, fogões e panelas. As cozinhas evoluíram e ganharam uma pia com agua encanada, algumas até aquecidas, possibilitando lavar as panelas, que antes podiam ser lavadas em um tanque do lado de fora. Ainda que se usasse uma alavanca ou uma manivela, para a agua chegar em um tanque ou uma pia. Nas cozinhas rusticas ou improvisadas, antigas ou humildes, ainda se lavam os utensílios em improvisadas bacias.

Inicialmente as cozinhas não tinham portas ou janelas, não tinham teto ou parede. Era com uma fogueira cercada e protegida por algumas pedras e com algumas panelas, que as comidas eram preparadas dentro de uma caverna ou em um campo aberto, protegido do vento. Cozinhando caças e coisas catadas. Caçadores com armas e apetrechos.

O ato de cozinhar criou a cozinha, primeiro com chá, café e chocolate. Comidas com condimentos: cúrcuma, colorau e cominho. Com copos, canecas, cuias, colheres e chaleiras; com carvão e cinzas, criou-se a cozinha. Um cárcere, uma cadeia, a partir de uma caverna, um condicionamento. A mulher que não saía da caverna para caçar ou catar alimentos, restou-lhe a cozinha, para preparar os alimentos que outros iam buscar. E assim criou-se uma casa e um lar.

Com a construção das casas, um espaço foi reservado para ser a cozinha, ganhando tetos e paredes. E um espaço na cozinha, denominou-se como a dispensa, antes de existirem os armários. Peças de carne ou salgados, foram pendurados acima do fogão, criando os alpendres com os defumados. Alimentos frescos ficaram junto aos potes onde era armazenada a agua.

Hoje podemos encontrar em uma cozinha a evolução da fogueira, que passou a ser o fogão a lenha, depois a carvão. Usou-se também o querosene. Hoje em uma cozinha encontramos o forno e fogão a gás, O micro-ondas e o forno elétrico. Algumas cozinhas ainda podem preservar o forno e o fogão a lenha, como espaço bucólico de arte e lazer. O espaço gourmet ficou do lado de fora. Surgem agora as panelas elétricas, que podem ir direto para a mesa. A cozinha sobre a mesa na sala de jantar. Cada um pode preparar seu próprio alimento com chapas elétricas. A lembrança da fondue, que surgiu no meio rural com diversas sobras de queijos e lascas de pão e o povo em volta da mesa, lembrando as antigas fogueiras.

Além da dispensa e dos armários para guardar os alimentos ainda não preparados, surgiram o freezer e a geladeira. E alimentos prontos também puderam ser estocados. E na cozinha podemos encontrar, alimentos estocados, alimentos prontos, quase prontos e preparados, alimentos secos, em conservas ou in natura. Alimentos para serem preparados e alimentos prontos para serem consumidos. Um local ideal, sem precisar caçar ou pescar, tudo ali está armazenado. A caça e a pesca, bem como a coleta de grãos, frutos e sementes, agora é no supermercado. Basta tem uma arma ou um instrumento na bolsa ou na carteira, em espécie ou de plástico.

Com o aumento dos utensílios, pratos, talheres e panelas. Chegaram as baterias, as pratarias e as baixelas. Aparelhos de chá e de jantar. Conjuntos para lanches e pizzas. Conjuntos de taças e copos diversos. Aumentando o volume de louças e equipamentos para sujar e lavar, surgiu a máquina de lavar louças e outros apetrechos. Sabões, detergentes, esponjas e esfregões sempre estiveram perto e à mão. Normalmente junto a pia, e até um par de pias.

Em uma cozinha podemos encontrar uma diversidade de líquidos. Desde a agua em cabaça ou moringa. De poço, de açude ou de cacimba; encanada de rua ou mineral. Envasadas em potes plásticos ou em garrafas e garrafões. Natural ou gasosa. Agua em filtro de barro e filtros que gelam a agua. Purificadores e ozonizadores. Com temperaturas diversas desde ao natural, passando pela fresca e chegando a gelada e congelada. Panelas e chaleiras em ebulição liberam agua em estado gasoso. Na cozinha encontramos a água nos três estados da matéria: sólido, liquido e gasoso. E as suas transformações: evaporação, condensação e sublimação. Encontramos também líquidos aditivados e com sabores, no modelo de sucos e refrescos; cervejas ou refrigerantes. PET, one way ou retornável; reciclável e descartável. A cozinha como um oásis. Com direito a visagens e alucinações.

A cozinha já foi a entrada da casa, perdeu status e foi para os fundos. Sendo a entrada era possível ver e avistar quem chegava. Indo para os fundos perdia o contato com a rua. Com a evolução da tecnologia a cozinha começou a ter contato com o mundo, restabelecendo o elo perdido. Primeiro foi a campainha, avisando que alguém está na porta, que evoluiu para o interfone, alguns com câmeras, identificando visualmente a visita. A evolução da janelinha da porta e do olho mágico, usado por muito tempo na sala, a entrada principal. O telefone tem identificador de chamada, um conjunto de olho magico e janelinha, antes de atender a chamada ou o toque da companhia.

Com uma mesa e uma cadeira na cozinha é possível comer, escrever, sentar e descansar, e até tirar um cochilo. Assistir TV e zapear. A mesa e a cadeira não só facilitam os afazeres de uma cozinha, como também permitem realizar outras tarefas que não fazem parte das tarefas de uma cozinha. Como escrever cartas e fazer o dever de casa marcados pelo colégio ou faculdade. Vigiar os filhos nas tarefas escolares. Ler um livro ou uma revista. Com um notebook é possível ler e enviar e-mails. Dar uma volta pela internet enquanto a agua não ferve. O apito da chaleira, e o som da panela de pressão, ou o relógio do fogão, dá um sinal, que é preciso desconectar, ficar em stand by, ou oculto na rede. E os olhos se viram para o relógio na parede.

Um local para o rádio foi adicionado, espaço para o AM e o FM. Alguns com toca-fitas, chegando ao tocador de CDs. E chegou a televisão, saindo da sala, também querendo um espaço na cozinha, antes eram pequenas, agora em pequenas paredes encontramos as de LED ou LCD, marcando seu espaço na cozinha. O quadro de força e luz, costuma ser no local ou bem perto, facilitando alguma emergência. O estojo de remédios ou pronto socorro também está perto. Já existem inclusive os extintores domésticos. Saída de serviço, com acesso as escadas e elevadores. A mulher como dona da casa e rainha do lar foi montando e equipando o seu espaço. Um local estratégico, lembranças dos tempos de bruxas. A possibilidade dos usos dos caldeirões, com vista para floresta, de onde vinham os ingredientes e seus clientes. A casa é controlada a partir da cozinha.

A cozinha atual se transformou em espaço multifuncional, com água e comida, rádio e televisão. Telefone fixo e celular. Algumas possuem adegas, inclusive das climatizadas. Com a última geração de telefones móveis, o computador vem ganhado espaço, no local onde há possibilidade de ficar um bom espaço de tempo no decorrer do dia. A cozinha oferece casa, comida e roupa lavada. Com direito a alimentação e entretenimento. Ninguém está sozinho na cozinha, está em contato com vizinhos e parentes, e conectado com o mundo.

Existem cozinhas que também possuem um espaço reservado para taboa de passar roupa e máquina de costura, talvez um tear. O tanque de roupas e a máquina de lavar roupas também estão bem próximos, algumas vezes separados pela metade de uma parede, e sem porta. Algumas cozinhas podem ter até um ventilador, para as horas quando faz mais calor, com o forno aceso e com a tarefa de passar e engomar roupas. Ainda não inventaram um lugar para o ar condicionado, que entraria em atrito e conflito com o calor produzido pelo forno e o pelo fogão. Brigariam por ambientes quentes ou frios. A legislação sanitária e de engenharia não permite o banheiro junto a cozinha, caso contrário ele estaria presente.

Caso a mulher reclame de ficar muito tempo na cozinha, a estratégia é começar a retirar os equipamentos que ocupam o espaço. Deixando a cozinha para a única função que foi idealizada e construída, a preparação da comida. Não importando a responsabilidade da execução da tarefa. Homem ou mulher, parente ou amigo, morador ou empregado.



Texto publicado em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário