PDF 606
Uma gaúcha trabuzana deixou a querência, desguaritou-se dos parentes. Foi em busca de outros rios, além da Lagoa do Patos e encontrou uma baía para ser a sua nova lagoa, a baía da Guanabara. Está em busca de algo que lembre os pampas, e já perdeu seus butiás pelo Catete.
E querendona que era, assumiu uma nova querência. Meio potranquita, foi campeando despacito pelo Largo do Machado, foi observando os bolichos, e a prenda foi se chegando para o Catete, instalando ali a sua instância. Não espera mais pelo mate do João Cardoso. Mas já perdeu muito mais que trezentas onças, sempre esquece alguma coisa pelo caminho.
No estilo candongueira saiu pelas ruas com um enorme guarda sol, sendo advertida pelos macanudos sotretas, que guarda sol é para usar fincado na areia da praia. Mas com 43ºC na rua, entendia que deveria usá-lo pelo caminho, rumbeando até chegar à praia. Não poderia se expor ao sol e nem perder a oportunidade de uma foto, na Cidade Maravilhosa, no estilo teatro do absurdo, com um sombreiro carioca. Ninguém desmaneia a gaúcha, não admite ser enfrenada, quer deixar o povo na rua entropigaitado.
Registrou por uma lente, sua intenção e a temperatura no momento, em uma segunda exposição em outro estilo de uma pose casual, poderia até registrar a hora no relógio de rua. Coisas de uma personagem dramática, em uma fabula togata. Fez da rua sua caixa cênica, das faixas de pedestres sua coxia.
No estilo fashion fez a sua guaiaca, com seus penduricalhos, baralho de truco e jogo do osso. Mas se bobear ela está pronta para fechar o salseiro e faz o boleadeira zunir sobre a cabeça. A melancia ainda espera o coco verde. “Mulher, de bom gênio; faca de bom corte; cavalo de boa boca; onça de bom peso”.
Em 07/01/2017. Entre Natal/RN e Parnamirim/RN
Texto em:
http://mirnasemarinas.blogspot.com.br/2017/01/uma-gaucha-43c.html
Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico (UFRN/FAPERN/CNPq)
Técnico em Meteorologia - Marine and Land Survey
Blog do Maracajá #BLOGdoMaracajá
Fórum do Maracajá #FORUMdoMaracajá